terça-feira, 8 de agosto de 2017

COMO O VALOR DO BITCOIN É CALCULADO?


Publicado por  | jan 2, 2017 | 

Quando falamos de novos investimentos, os bitcoins são constantemente citados. Entretanto, muitas pessoas ainda têm receio de usar a moeda digital, devido ao forte desconhecimento sobre o tema.
Na verdade, vários investidores trazem dúvidas sobre essa possibilidade rentável de aplicar seus recursos e acabam se deixando levar somente pelos investimentos mais tradicionais, perdendo a chance de aproveitar o bitcoin. Uma das perguntas mais frequentes, por exemplo, é em relação ao seu valor. Afinal, como o valor do bitcoin é calculado?
Não perca a chance de investir bem seu dinheiro. Para ajudá-lo a elucidar a questão sobre o valor do bitcoin, continue a leitura!

COMO É DETERMINADO O VALOR DO BITCOIN?

Os bitcoins são moedas autônomas, ou seja, livres das imposições governamentais ou de instituições bancárias. Ainda assim, existem vários fatores que influenciam a valorização da moeda digital. Veja aqui quais são eles:

A LEI DA OFERTA E PROCURA

Assim como em qualquer mercado, a lei da oferta e demanda interfere no valor do Bitcoin.
A lógica é simples: a produção de bitcoins é limitada, sendo estipulada em 21 milhões de moedas (sendo que mais da metade já estão no mercado). O ritmo de produção da moeda, por isso, é decrescente e conhecido. Assim, por volta do ano 2120, ela parará a sua mineração por completo.
Da mesma forma, a procura pela moeda se modifica de acordo com o período e a situação do mercado. E a valorização ou a desvalorização da moeda se dá, também, a partir dessas oscilações.

A ACEITAÇÃO NO MERCADO

O valor dos bitcoins é influenciado, também, pela sua aceitação nos mercados.
Antigamente, a moeda digital era pouco conhecida e usada. Entretanto, nos últimos tempos, ela vem sendo cada vez mais aceita e aproveitada pelos mais diversos meios de compra ou investimentos. Tal atitude faz com que o bitcoin se popularize — o que, como decorrência, o deixa valorizado.

O AUMENTO DO NÚMERO DE CARTEIRAS VIRTUAIS

Hoje em dia, existem muitos aplicativos e programas de carteiras de bitcoin. Com o aumento do número de endereços gerados, é possível ter uma ideia de que mais pessoas estão baixando os aplicativos e usando o bitcoin, fazendo com que sua cotação aumente devido a procura.

O PAPEL DO MERCADO

Apesar de os bitcoins atuarem de forma independente, não estão completamente alheios ao mercado. Seu valor também difere conforme a atuação e a situação do panorama financeiro.
Em momentos de crise, por exemplo, com valorização e desvalorização brusca de moedas estrangeiras, os bitcoins podem também sofrer alguma interferência na sua cotação (mas, vale dizer, ainda se mostram como opção mais segura, em cotejo às moedas tradicionais).
Episódios como o Brexit (saída do Reino Unido da União Europeia), Grexit (saída da Grécia da Zona Euro) e os controles de capitais da China, causam, por exemplo, mudanças na cotação do bitcoin. Até o momento, apenas mudanças para cima. Dessa forma, a economia mundial também é um fator importante na hora de determinar essa quantia.

O QUE CAUSA A FLUTUAÇÃO DO PREÇO DA MOEDA DIGITAL?

Um dos maiores temores de quem gostaria de investir em bitcoins é exatamente a flutuação do valor da moeda digital. Para perder de vez esse medo, é conveniente que a pessoa tenha conhecimento sobre a área.
Por não seguir marcos regulatórios, diferente de ações e commodities, a princípio o bitcoin pode ser mais suscetível a alterações naturais em seus valores, porém, com o amadurecimento do mercado, a falta de regulação se torna um mero detalhe e o mercado faz com que a volatilidade diminua, como mostra a matéria da InfoMoney. A queda ou o aumento brusco na procura, e o consequente aumento ou diminuição do seu mercado, causam interferência no seu preço. No entanto, há maneiras de diminuir esse impacto. E a melhor delas é estudar o histórico daquela ação que está fazendo; assim poderá saber quando investir e quando resgatar o seu dinheiro.
Faça uma avaliação do padrão de valores dos bitcoins, e assim, você poderá ter uma ideia de quais são as tendências para seu valor atual. Só no ano de 2016, o valor do bitcoin subiu cerca de 85% e você pode compará-lo a outras investimentos.

quarta-feira, 2 de agosto de 2017

As moedas digitais que valem mais de US$ 1 bi, além da bitcoin


A bitcoin, moeda virtual mais conhecida entre os investidores, não é a única a alcançar valores de mercado bilionários

São Paulo — A bitcoin voltou ao centro das atenções recentemente, depois de acumular ganhos de mais de 130% em cinco meses, quebrar recordes históricos e atingir mais de 37 bilhões de dólares em valor de mercado (entenda algum dos motivos da valorização).
A famosa moeda digital, no entanto, não está sozinha. Depois de 2009, ano em que a bitcoin foi criada, outras centenas de criptmoedas foram desenvolvidas. Até agora, nenhuma delas conseguiu atingir o tamanho da bitcoin, mas seis delas já ultrapassam 1 bilhão em valor de mercado.
A mais conhecida das irmãs caçulas da bitcoin é a ether. Lançada em 2015, a moeda que funciona com uma tecnologia própria chamada Ethereum, acumula ganhos de 2300% desde o começo do ano. Seu valor de mercado, atualmente, ultrapassa os 19 bilhões de dólares com cada unidade cotada na casa dos 200 dólares.
Veja abaixo a lista completa das criptmoedas que têm mais de 1 bilhão de dólares em valor de mercado.


coinmarketcap.com

Via 
http://exame.abril.com.br/mercados/as-moedas-digitais-que-valem-mais-de-us-1-bi-alem-da-bitcoin/

As pessoas confiam mais em Bitcoin do que Ouro, diz expert de Wall Street


Criptomoedas estão rapidamente se tornando uma alternativa preferida ao ouro, para pessoas que não confiam nas moedas fiduciárias tradicionais, de acordo com Aswath Damodaran, professor de finanças da Escola de Negócios Stern da NYU. 

Especialista em avaliação de capital e finanças corporativas, Damodaran é freqüentemente citado pela mídia como um especialista em Wall Street. 

É neste contexto que o especialista em finanças perguntou recentemente que as criptomoedas poderiam eventualmente substituir o ouro ou emergir como uma alternativa às moedas legais emitidas pelas autoridades centrais.

“Se você não confia no papel-moeda, historicamente, o que você fez é que você tirou moedas de papel [e] você comprou ouro”, disse ele na entrevista.
Damodaran disse à CNBC:

“Criptomoedas assumiram o papel de ouro pelo menos para investidores mais jovens, porque não confiam mais no papel-moeda emitido por governos”.

Conforme relatado pelo Guia do Bitcoin, o preço do Bitcoin superou o valor do ouro pela primeira vez em março, e tem negociado constantemente acima desta marca durante a maior parte do tempo desde então.



Via: Coindesk Tradução: Guia do Bitcoin